Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo

O que é a oftalmologia pediátrica?

A Oftalmologia Pediátrica é um ramo da Oftalmologia dedicado à prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento das doenças oculares das crianças e adolescentes. É sabido que a visão tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, uma vez que é responsável pela grande maioria da informação captada na infância.

O APARELHO VISUAL ESTÁ PRONTO AO NASCIMENTO...

O nascimento representa uma nova fase na existência de cada ser. O corte do cordão umbilical materializa uma independência biológica para a qual o bebe tem de estar preparado. 
Quando nascemos, toda a estrutura morfológica do sistema visual está presente. Os olhos, a via óptica e o sistema cortical da visão estão prontos a funcionar. Contudo estão ainda muito imaturos. Só a experiência visual, só o estímulo luminoso vai permitir que os vários módulos da visão se desenvolvam. Estes módulos, que incluem aspectos relacionados com o movimento, a orientação, a cor e a disparidade binocular, têm por um lado que ser integrados de forma a formar um objecto, e têm por outro lado que ser segmentados para que possam ser distinguidos do “background” e dos outros objectos. A atenção tem que ser integrada no fenómeno visual; a capacidade de decidir pela fixação num determinado objecto ou porventura mudar essa fixação para um novo objecto representa uma competência complexa que exige um desenvolvimento cortical só adquirido com a experiência visual.
 

A VISÃO É UMA APREDIZAGEM...

Inicia-se ao nascimento e prolonga-se ao longo dos primeiros 8-10 anos de vida. Qualquer anomalia que interfira com este processo de aprendizagem, com este adquirir de competências terá necessariamente consequências a longo prazo.
A visão representa um papel central na ligação com o mundo. Ela é responsável por 80% da toda a informação captada pela criança. Este aspecto é particularmente importante em seres que estão em desenvolvimento, cuja aprendizagem global, o conhecimento do mundo e o adquirir de novas experiencias está largamente dependente da visão.
O exame Oftalmológico da criança não está confinado à avaliação da função visual! O exame Oftalmológico na criança permite também ao médico diagnosticar e ou avaliar a presença de doenças sistémicas e/ou alterações do desenvolvimento.
As doenças visuais e a sua relação com a saúde geral são específicas deste grupo etário e exigem uma abordagem diferenciada.


Quando deve fazer o primeiro exame aos olhos do seu filho?

O Pediatra do seu filho sabe que deve examinar os seus olhos desde os primeiros dias de vida. Por isso tem a preocupação de verificar se há alguma alteração morfológica ou alteração do luar pupilar, para o referenciar ao colega treinado em Oftalmologia Pediátrica de imediato.
Além disso tem sempre o cuidado de referenciar ao especialista:
- Sempre que haja história familiar de doença ocular;
- Todas as crianças de risco: prematuros, crianças com alterações neurológicas, dismorfias faciais e doenças genéticas;
- Qualquer criança com estrabismo, mal este apareça;
 
Os factores de risco de Ambliopia como estrabismo, erros refractivos, opacidades dos meios transparentes, devem ser rastreados o mais cedo possível, sendo o seu despiste efectuado com muita facilidade a partir do ano de idade.
 
A acuidade visual pode ser medida em qualquer idade, o método é que pode exigir maior complexidade consoante essa idade. Mas, a partir dos 3 anos é possível medi-la com métodos muito simples e à disposição de todos os profissionais. Antes da entrada na escola é mandatório ter essa avaliação efectuada.


Desenvolvido por Sistemas do Futuro