Porquê rastrear?
AMBLIOPIA: a importância de rastrear
Ambliopia é a designação médico para a expressão popular “olho preguiçoso”.
Significa que a acuidade visual de pelo menos um dos olhos é inferior ao normal. Na maioria dos casos atinge só um dos olhos, embora possa ser bilateral.
As principais causas são o Estrabismo e os erros refractivos não corrigidos. Outras causas mais raras mas mais graves incluem as cataratas congénitas e outras alterações capazes de obstruir o eixo visual.
A VISÃO É UMA APRENDIZAGEM!
Ao nascimento a estrutura do aparelho visual está completamente desenvolvida. Contudo a função visual é muito pobre; para se desenvolver necessita de um estímulo visual adequado. Esta evolução dá-se ao nível cerebral mas depende do bom funcionamento do olho durante o período em que o cérebro tem plasticidade para aprender a ver.
Este período em que a visão pode evoluir designa-se PERIODO CRITICO. Uma vez esgotado, mesmo que as alterações oculares sejam corrigidas não é possível obter melhorias na visão.
Qual é a duração do período critico?
É variável para diferentes aspectos da função visual. Embora a plasticidade cerebral vá diminuindo de uma forma mais ou menos linear com a idade, o período crítico prolonga-se até 6-7 anos. No entanto é muito mais fácil tratar uma ambliopia aos 2 anos do que aos 5. Nos casos de obstrução do eixo visual (cataratas) o período crítico pode terminar muito precocemente nos primeiros meses de vida.
O que se deve rastrear? A presença de ambliopia ou os factores de risco para o seu desenvolvimento?
A idade habitualmente indicada para o rastreio da visão infantil é os 4 anos. Esta prática tem que ver com a grande probabilidade de nesta idade já haver a colaboração necessária para obter e registar uma acuidade visual.
NOVENTA E NOVE POR CENTO DOS CASOS DE AMBLIOPIA SÃO DEVIDOS A ERROS REFRACTIVO E/OU A ESTRABISMO!
Mesmo na ausência de colaboração para obter uma acuidade visual é possível identificar os factores de risco ambliogénicos e corrigi-los antes que a ambliopia se instale.
AOS 4 ANOS A MAIORIA DAS AMBLIOPIAS JÁ ESTÁ INSTALADA!
O RASTREIO DEVE COMEÇAR AO NASCIMENTO E PROLONGAR-SE PELA INFANCIA!
O que deve rastear o pediatra e o médico de saúde familiar?
Ao nascimento e durante os primeiros meses é fundamental verificar a presença de luar pupilar normal e a ausência de alterações morfológicas oculares.
A partir dos 2-3 meses deve verificar a capacidade de fixar e seguir faces humanas, luzes e objectos.
Aos 4-6 meses verificar o alinhamento ocular e a reacção à oclusão de cada um dos olhos.
Com que idade se devem rastrear os erros refractivos?
A partir dos 12-15 meses é importante rastrear a presença de erros refractivos, porque por um lado representam a causa mais frequente de ambliopia e por outro estão muitas vezes relacionados com o aparecimento de estrabismo.
IDEALMENTE O PRIMEIRO RASTREIO OFTALMOLÓGICO DEVE SER EFECTUADO ENTRE OS 12 E OS 15 MESES!
© ILUSTRAÇÕES: ORLANDO POMPEU
Desenvolvido por Sistemas do Futuro