Oftalmologia Pediátrica e Estrabismo

Miopia

1 - O que é ser míope?

A miopia é um erro refractivo. Teoricamente quando olhamos para longe a luz dos objectos entra no olho na forma de raios paralelos, os quais sofrem um desvio provocado pelo sistema óptico do olho (córnea e cristalino) de forma a convergir na retina que é uma película nervosa que tem a capacidade de captar a luz e a transformar num impulso nervoso capaz de ser transmitido ao córtex visual onde é descodificado de forma a perceber-mos uma imagem. Para que a imagem seja nítida a focagem deve dar-se precisamente na retina.
Nos míopes a luz é focada à frente da retina (é como se o olho fosse demasiado grande ou sistema óptico do olho demasiado convergente) e portanto as imagens são desfocadas na visão de longe.
Na visão de perto os raios entram no olho a divergir pelo que são focados mais atrás; por esse motivo as imagens ficam focadas.
Em resumo ser míope é ver desfocado ao longe e em regra bem ao perto.
É necessário esclarecer que as miopias não são todas iguais e os riscos que comportam também são diferentes. As formas mais graves, conhecidas por miopias patológicas, podem dar complicações com consequências graves para a visão. Felizmente a grande maioria dos casos não são formas graves e apenas necessitam ser compensadas com óculos ou lentes de contacto.

2 - Ler demais causa miopia?

A leitura não é causa de miopia. Essa ideia deve-se ao facto de numa grande percentagem de casos a miopia aparecer ou crescer durante a idade escolar em que as crianças usam mais a visão de perto. Alguns estudos mais superficiais sugerem uma relação entre a leitura e o aparecimento ou o crescimento da miopia; contudo nos estudos rigorosos em que se aprofunda a análise da relação entre a leitura e a miopia com o estudo de todas as variáveis em jogo chega-se à conclusão que a leitura não pode ser considerada como causa de miopia.
 
3 - Há sempre um olho que vê melhor do que o outro?

Não. Em principio os dois olhos terão uma acuidade visual muito semelhante. Contudo há muitas pessoas que não obstante terem a mesma acuidade dos dois olhos têm a sensação subjectiva de ver melhor de um dos olhos.

4 - A partir de que idade se pode usar lentes de contacto?

O bilhete de identidade não serve para definir o início do uso de lentes de contacto. Quanto mais novo for um organismo maior é a sua reactividade e consequentemente maior a probabilidade de desenvolver complicações pelo uso de lentes de contacto.
Não havendo nenhuma razão especifica que possa justificar um uso mais precoce os 15-16 anos deverão ser apontados como a idade mínima para o inicio do seu uso.

5 - O que é que acontece numa operação a laser para corrigir a miopia?

O sistema óptico do olho é constituído fundamentalmente pela córnea (porção transparente através da qual vemos a pupila e a íris) e pelo cristalino (lente localizada dentro do olho). A potência óptica da córnea é tanto maior quanto maior for a sua curvatura. A cirurgia laser da miopia consiste em tornar a córnea mais achatada para que tenha menos potência; desta forma a luz converge menos e vai focar num plano mais posterior do olho onde se encontra a retina.

6 - As crianças podem fazer essa operação? 
A cirurgia da miopia não está em princípio indicada nas crianças. Ela apenas corrige o erro refractivo existente no momento da cirurgia e não impede a sua progressão; por esse motivo só deve ser efectuada quando o erro refractivo é estável, o que só acontece na idade adulta.

7 - Está a aumentar o nº de pessoas míopes ou isso é um mito? A tendência evolutiva é para passarmos a ver cada vez pior?

O número de pessoas com o diagnóstico de miopia tem aumentado nas últimas décadas. Contudo é difícil saber se esse aumento é real ou se deve apenas a um aumento do número de casos diagnosticados.
A incidência de miopia diagnosticada varia muito com a localização geográfica e com as raças (os asiáticos por ex. têm uma incidência muito superior aos europeus). Os factores sócio-económicos e sócio-culturais também determinam em grande parte os valores desta incidência. O acesso ao diagnóstico por um lado aumenta o número de casos diagnosticados (na maioria das regiões de Africa o diagnóstico não é efectuado). Por outro lado as necessidades individuais das pessoas relacionadas com a sua ocupação e com as suas necessidades culturais também são determinantes no aumento do número de casos diagnosticados.
A grande maioria dos casos de miopia de que falamos são muito fáceis de compensar com as ajudas ópticas como os óculos ou as lentes de contacto e não representam situações graves nem implicam riscos de cegueira.

8 - O que é uma dioptria?

A dioptria é uma unidade de medida óptica tal como o metro é uma unidade de comprimento. A dioptria traduz a capacidade de um meio transparente modificar o trajecto da luz. Quando dizemos que uma lente tem uma dioptria estamos a referi-nos à potência dessa lente.

9 - Os computadores fazem mal aos olhos?

Não está provado que os computadores provoquem doenças nos olhos. A radiação prejudicial emitida pelos monitores é mínima ou praticamente nula em condições normais. A ideia popular de que os computadores podem prejudicar a visão advém do facto de serem frequentes as queixas de cansaço relacionadas com o seu uso.
O cansaço visual normalmente tem outra causa. São causas de cansaço por exemplo os erros refractivos (miopias, hipermetropias e astigmatismos) mal corrigidos, a má iluminação, a posição incorrecta do monitor, a sujidade e os reflexos do monitor ou simplesmente o seu uso excessivo. Par evitar o cansaço é necessário fazer períodos de descanso periódicos.
 
10 - Por que é que os oftalmologistas nos fazem sempre aquele teste do letreiro verde/vermelho? Por que é que os míopes vêm melhor o vermelho?

O teste do letreiro verde vermelho consiste em mostrar ao doente uma fila de letras num fundo parcialmente vermelho e parcialmente verde. O doente deve responder em qual dos fundos verde ou vermelho vê melhor as letras.
Os oftalmologistas não fazem sempre o teste do vermelho/verde. Na verdade não o fazem na maioria das vezes. Contudo o teste pode ser útil para a avaliar subjectivamente o conforto de uma lente relativamente a outra e assim ajudar na prescrição.
A razão pela qual os míopes vêm melhor o vermelho tem a ver com o comprimento de onda dos vários componentes de onda da luz. Quanto maior o comprimento de onda mais atrás se dá a focagem. Portanto tendo o vermelho um maior comprimento de onda que o azul ou verde a sua focagem é mais posterior o que agrada ao míope uma vez que o seu defeito foca a luz à frente da retina.

11 - Quando é que se é cego? Quando não se consegue ver a primeira fila das letras do consultório?

O conceito de cegueira está legalmente definido. Considera-se uma pessoa cega quando a sua acuidade visual é inferior a 0,1 numa escala decimal se essa visão não for susceptível de ser corrigida. Um míope pode ter uma visão inferior a 0,1 (primeira fila das letras) sem óculos e com uma lente adequada pode ter uma visão de 1,0 que é uma visão normal; a outra situação que configura cegueira é uma perda do campo visual para valores inferiores a 10º como acontece por exemplo em fases terminais no glaucoma.
 
12 - Os cegos podem voltar a ver?

Depende da causa da cegueira. Há causas que podem ser tratadas com medicamentos ou com cirurgia e outras que são irreversíveis.

A catarata por exemplo é a maior causa de cegueira no mundo mas que contudo é completamente reversível com cirurgia. Já por exemplo o glaucoma ou a degenerescência macular ligada à idade nas suas etapas terminais dão formas de cegueira que não são reversíveis com tratamento.

Desenvolvido por Sistemas do Futuro